domingo, junho 18, 2006

A Reflexologia

No início do século, a Reflexologia foi introduzida no ocidente pelo Dr. William Fitzgerald. Ele estudou e notou que a pressão em pontos específicos existentes nos pés, estimulava o corpo a curar a si mesmo. Por volta de 1930, a Dra. Eunice Ingham, aprimorou essa técnica, que foi seguida pelo seu sobrinho, o Dr. Dwight Byers, considerado uma das maiores autoridades neste ramo da Medicina Natural.
A reflexologia é a prática de aplicar a pressão em pontos dos pés e das mãos, por norma os pés, a fim de estimular o sistema de cura do próprio corpo. O nome «reflexologia» deriva do facto de os reflexologistas acreditarem que as partes do corpo se reflectem nos pés e nas mãos ou talvez do conceito de acção reflexa. Uma acção reflexa ocorre num músculo ou órgão quando a sua energia é activada a partir de um ponto de estímulo do corpo. Em reflexologia, o ponto de estímulo situa-se na mão ou no pé.
Os reflexologistas acreditam que a aplicação de pressão nesses pontos reflexos pode melhorar a saúde física e mental. Dependendo dos pontos escolhidos, os terapeutas podem utilizar a terapia para aliviar a tensão, reduzir a inflamação, melhorar a circulação ou eliminar as toxinas do corpo. A reflexologia é uma forma segura e eficaz de tratamento que os clínicos usam para estimular o corpo a autocurar-se. Fazem-no actuando sobre o corpo físico para estimular a cura nos níveis físico, mental e emocional. E embora a terapia não implique um esforço consciente por parte do paciente, encoraja o sistema sarador do corpo a procurar o seu ponto de equilíbrio ou «homeostase».
Não se sabe exactamente como funciona a reflexologia, para além do acto físico de estimular as terminaçõe nervosas do pé. Mas tem sido explicada em termos de energia eléctrica ou electroquímica que age ao longo de um sistema reflexo autónomo, em conjunto com o sistema nervoso autónomo.
Os reflexologistas activam a energia através das zonas.O corpo divide-se em 10 zonas verticais ou canais, 5 na esquerda e 5 na direita. Cada zona vai da cabeça até às áreas reflexas das mãos e pés e de frente para trás do corpo. Todas as partes dentro de uma zona estão ligadas por canais nervosos e espelham-se na correspondente zona reflexa nas mãos e pés.
Ao aplicar a pressão num ponto particular, conhecido como ponto ou área reflexa, o terapeuta pode estimular ou reequilibrar a energia na zona em causa.
Por exemplo, o rim esquerdo, situado na zona 2 do lado da mão esquerda do corpo, reflecte-se no mesmo ponto na zona 2 do pé esquerdo. Se ocorre um bloqueio de energia numa zona, pode afectar diversas partes do corpo dentro dessa mesma zona, provocando mais do que um sintoma patológico. Por exemplo, alguém com problemas no rim esquerdo poderá desenvolver dificuldades no olho esquerdo porque os olhos e os rins estão ambos ligados pela energia à zona 2.
Os reflexologistas recorrem também ao princípio de reflexos cruzados. Assim, partes da zona superior do corpo correspondem a partes da zona inferior e podem ser utilizadas como substitutos em caso de tratamento. Por exemplo, o braço direito reflecte-se na perna esquerda; o ombro direito corresponde à anca direita e a mão direita ao pé direito. Os reflexos cruzados são úteis ao reflexologista se a parte do corpo que necessita de tratamento estiver inacessível. Pode ser muito doloroso tratar um ombro esquerdo deslocado, pelo que a dor pode ser aliviada indirectamente, actuando no reflexo cruzado situado na anca esquerda.
Não é o reflexologista só por si que cura pois somente o corpo é capaz de se auto curar. Mas a Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando as áreas pouco activas e acalmando as áreas hiperactivas. Estando todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afecte uma parte vai afectar o todo.

Raquel Silva

6 Comments:

At 20:02, Anonymous Anónimo said...

Na reflexologia acredita-se que há uma "energia vital" que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afectada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor! Sou Reflexologista acreditado, mas atenção aos charlatões!!..
Bom artigo, continuarei a seguir certamente este blog! Continue Raquel e Parabéns!

 
At 22:29, Blogger Estudante Medicina Naturopática said...

A Reflexologia pode de facto pode ajudar a reequilibrar os sistemas corporais.Bom artigo! Continua o bom trabalho!!!

 
At 22:33, Anonymous Anónimo said...

Este é um tema bastante interessante...sabem me dizer alguma clinica onde façam refloxologia?

 
At 23:25, Anonymous Anónimo said...

Agradecemos desde ja todos os comentarios. Em resposta a este ultimo, embora nao saibamos a sua localidade, na zona de Lisboa existem pelo menos estes dois espaços
http://www.lespa.info/
http://www.belight.pt/index.htm

E como já aqui foi referido, ter sempre em atenção aqueles que se dizem terapeutas e não passam de charlatões!

 
At 21:22, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo artigo!
COntinuem a colocar artigos de tao grande interesse como este.
=D

 
At 19:38, Anonymous Anónimo said...

Parabéns lindona pelo artigo!
Mto bem elaborado.

 

Enviar um comentário

<< Home

online