terça-feira, agosto 09, 2005

Cursos-Sábados-Broas-Chás = Naturopatas?!!

Após uma vasta pesquisa nacional de escolas com o Curso de Naturopatia (e apenas aquelas que são capazes da proeza de nos elevar a um nível superior), pelos meandros desse vasto mundo electrónico denominado de internet descobri apenas estas ( e claro!..a nossa está incluida!...), então passo a citar:
EAN - Estudos Avançados de Naturologia.
ESBS -Escola Superior de Biologia e Saúde
IMT - Instituto de Medicina Tradicional
Pois é...É que apesar do esforço e de (já) alguma dor na zona sagrada, juro-vos que não encontrei mais nada digno de registo.
Se muito insistirem, posso vos ceder os respectivos sites das outras denominadas "escolas". Existem algumas que em três Sábados seguidos (e atenção que é o dia todo!) podem-se tornar uns profissionais de saúde de alto gabarito, verdadeiros Naturopatas! E para além disso, no meio do "curso de Naturopatia" há um intervalo onde vos dão umas broinhas para roerem acompanhado de um chá quente e calmante - é dois em um, tapa-se o buraquinho da fome e ao mesmo tempo tem-se as cadeiras de fitoterapia e de nutrição dadas! A cereja em cima do bolo é concerteza este pequeno detalhe; no fim do curso (ao fim de três sábados) dão a cada "Naturopata" uns chinelos (made in loja do chinês, sim porque assim os alunos tanbém ficam a perceber um pouco da cultura chinesa- que me perdoem os doutos médicos chineses...), estes chinelos têm a particularidade de serem utilizados em "trabalhos terapêuticos", mais precisamente massagens. Um pequeno pormenor...neste curso não há alusão a qualquer tipo de cadeira sobre massagens, massoterapia ou afins!
Agora pergunto eu: "Então nós já perdemos dois anos no Curso de Naturopatia, ainda nos esperam mais dois, estudámos que nos fartámos, quando podemos ser Naturopatas em três Sábados?!!!...."
Moral do post: Apesar de tudo por o que já passámos, a nossa escola e na minha opinião, a EAN também, continua a ser uma das melhores. Falta muita coisa é certo mas acho que com o esforço de todos podemos conseguir fazer algo por nós e progredir através do caminho do diálogo e da cordialidade, para que no futuro: não nos confundam com este tipo de "escolas", para que deixemos de ser "os gajos dos chás", e olhem para nós como profissionais, técnicos de saúde como tantos outros, se calhar a grande diferença está apenas em como nós vemos o outro que está á nossa frente: COMO UM TODO!...a partir daqui tudo fica diferente em relação á medicina convencional...Hábitos que não se perdem, são como Herpes Labiais!!...

7 Comments:

At 01:54, Anonymous Anónimo said...

Achei o máximo o post!Muito humor e realista ao mesmo tempo. Ficarei atento a mais posts.Acho que as terapias complementares devem ser faladas e opinadas...por vezes parecem que estão muito escondidas e pouco faladas.Aguardo por mais.

 
At 14:21, Blogger .... said...

Pois é...bastante irónico, mas real...Gostei! Parabéns! Beijocas*

 
At 23:29, Anonymous Anónimo said...

Adorei o texto, está muito bem escrito !
Este texto é acima de tudo elucidativo quanto aos cursos de naturopatia existentes em portugal. Tavez seja por esta razão que temos mais naturopetas do que naturopatas, e talvez seja por esta mesma razão que existe tão pouca credibilidade junto da classe médica.
continua o excelente trabalho Isabel, Adorei!

 
At 12:10, Anonymous Anónimo said...

Adorei
sobretudo o estilo sarcástico do tema tratado. Em verdade, neste actual panorama, mais vale rir, para perder a vontade de chorar.
Parabéns pelo Blogue
Carlos Neves

 
At 09:14, Anonymous Anónimo said...

Estou plenamente de acordo com a exposição e nada mais transparente de desilusão. Contudo, NATUROPATAS obtêm credenciação, obrigação de seguro e aí, as companhias pedem certificados de habilitação, notas, acreditações e currículo. Esta foi a caminhada que fiz para obter o seguro RCProfissional de Saúde - 100.000 euros.

Alvaro Monteiro - ND
APPMN - CP 28
(www.clinature.com.sapo.pt)

 
At 23:41, Anonymous Anónimo said...

Olá Isabel.
vi o seu blog quando fazia uma pesquisa sobre cursos de naturopatia. Chamo-me Fátima, tenho 25 anos, estudei ciências até ao 12º ano, na altura não pode ir para a universidade, mas quero agora voltar a estudar e quero tirar o curos de naturopatia, mas não quero se enganada! Tal como você diz no post, há por aí muito curso da treta, uma altentica peda de tempo (ainda que sejam só 3 sábado). Queria pedir-lhe uma ajuda, um aconselhamento. na sua opinião quais as escolas que realmente valem a pena? Que tipo de garantia se tem de que o curso é reconhecido nos meios médicos? Que tipo de saida pofissional se pode esperar? enfim, tudo o que me possa dizer que me ajuda na escolha da escola é bem vindo.
Obrigado desde já pela atenção.
adorei o seu blog, você escreve mesmo muito bem. Postes interessantes, linguagem acessivel e humoristica. Muito bom!
Um abraço.
Fátima Nunes
o meu contacto:
saude_bem_estar@sapo.pt

 
At 20:36, Anonymous Anónimo said...

ola concordo consigo, mas realmente tenho que lhe informar que temos uma escola reconhecida em portugal e Espanha e que devia constar da sua lista que é o instituto português de naturologia...
Atenciosamente

 

Enviar um comentário

<< Home

online