sexta-feira, agosto 05, 2005

Musicoterapia - Sons Mágicos vs Sons Terapêuticos



"A inteligência da criança observa com amor e não com indiferença - isso é o que a faz ver o invisível."
(Maria Montessori)


O campo de actuação da musicoterapia é muito grande, podendo beneficiar desde crianças a idosos. Existem trabalhos clínicos e científicos sendo realizados em várias áreas, como: Deficiência Mental (atraso, síndromes genéticos), Deficiência Física (Paralisia, Cerebral, Amputações, Distrofia Muscular Progressiva), Deficiência Sensorial (surdez, cegueira); nas doenças mentais (área psiquiátrica, autismo infantil, problemas neurológicos); nas áreas socias (com crianças e adolescentes carentes ou de rua); em geriatria; em distúrbios infantis de aprendizagem e comportamento e com gestantes, na estimulação precoce.
A musicoterapia só pode ser aplicada por um musicoterapeuta, que desenvolve um processo musicoterápico específico para cada paciente ou grupo de pacientes. Trata-se da interação paciente x terapeuta. Pessoas saudáveis podem beneficiar da música para buscar o prazer, estímulo, redução do stress, relaxamento, ou também, para usar em ambientes profissionais e festas, mas isso não se trata de musicoterapia.
Existem diversos sites muito interessantes sobre o assunto:
Songs of Love - Organização internacional, sem fins lucrativos que se dedica a compor, gravar e enviar canções personalizadas para crianças hospitalizadas. Actua em diversos países. Para quem é músico, possui recursos para gravações ou, conheça alguém que o faça e gostaria de ajudar financeiramente, aconselho este site.
Pavarotti Music Centre in Mostar - Centro de música dedicado a minimizar o sofrimento das crianças bósnias na cidade de Mostar. Este centro desenvolve trabalhos de musicoterapia, expressão musical e aulas de música para as crianças da cidade. Este centro musical faz parte do projeto WarChild dedicado a devolver a qualidade de vida a crianças envolvidas em conflitos armados.
ADIMU - Ambito de Docência e Investigação em Musicoterapia (Associação de Docência e Pesquisa em Musicoterapia). Informações em inglês e espanhol sobre a musicoterapia na Argentina.
CAMT - Canadian Association of Music Therapy (Associação Canadiana de Musicoterapia). Provavelmente o maior e mais bem organizado site de musicoterapia do mundo. Dezenas de páginas de informações sobre musicoterapia e actualidades da profissão no Canadá, em inglês.
Dolphin Therapy - Diversos sites bastante interessantes de terapia com golfinhos, os sons que emitem e principalmente o amor incondicional que têem no processo terapêutico.
A música é capaz de distender e contrair, de expandir e suspender, de condensar e deslocar aqueles acentos que acompanham todas as percepções. Existe nela uma gesticulação fantástica.
A música modela os nossos "objectos interiores".

3 Comments:

At 15:27, Anonymous Anónimo said...

Pois é! Como enfermeira ja realizei um trabalho cientifico em que consistia na musicoterapia...É incrivel o quanto os meus doentes relaxavam durante o tempo que fiz esse trabalho. Foram duas semanas de musicoterapia e mesmo aqueles doentes "mais dificeis" transformaram-se em doentes calmos e muito menos ansiosos.
Parabéns pelo Blog

 
At 18:01, Anonymous Anónimo said...

muitos parabens apesar de ter ido ver sem querer achei que tem um conteudo muito valido

 
At 22:14, Blogger .... said...

Pois é...eu trabalho numa clínica para criança e adolescentes e temos lá sessões de musicoterapia. Deixem-me dizer-vos que aquelas crianças têm deficiências bem complicadas, como por exemplo o autismo, e estão bastante melhores a nível de capacidades psíquicas, motoras e também sociais, desde que iniciaram o tratamento, e não foi há muitos meses! Há que dar a devida importância a esta vertente terapêutica.

 

Enviar um comentário

<< Home

online