quinta-feira, novembro 02, 2006

As Proantocianidinas - Efeitos Fitofisiológicos

As proantocianidinas (PCO) são bioflavonóides activos que podem ser encontradas em inúmeras plantas, inclusive em sementes de uva, casca de pinheiro (picnogenol), casca de limoeiro, folhas da árvore de avelã. As concentrações variam de planta para planta, mas as concentrações mais altas são encontradas no extracto de grainhas de uva (95%).
As proantocianidinas são consideradas como um antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais que a vitamina E, e aumentam também as células Natural Killer (as células NK são componentes importantes na defesa imunitária não especifica, identificam as células que estão com vírus e consequentemente comprometidas, e destroem-nas).
Por estas razoes, as proantocianidinas tem um importante papel nas doenças imunológicas, circulatórias e também em patologias do sistema nervoso.
O melhor campo de actuação das proantocianidinas é na IVC (insuficiência venosa crónica). Estudos realizados mostraram a actuação deste suplemento na IVC, na menopausa e na síndrome pré-menstrual. Como resultados obteve-se uma diminuição significativa dos sintomas associados as respectivas patologias.
Outro grande campo de actuação das proantocianidinas é a nível oftalmológico. Em dois estudos, 200 mg de OPC de grainhas de uva aumentaram significativamente a agudeza visual, a tensão ocular e melhorou também a função e sensibilidade da retina em pessoas com miopia. Isto deve-se ao facto deste suplemento ser um óptimo antioxidante, mas também devido à sua grande capacidade de fortalecimento dos capilares sanguíneos, nomeadamente os capilares sanguíneos responsáveis pela irrigação de todo o olho e muito sensíveis ao nível da retina.
Estes são apenas alguns exemplos do potencial que este suplemento tem.
Este artigo tem somente o propósito informativo e não tem a intenção de substituir uma orientação médica. A automedicação não é recomendada devendo sempre consultar um especialista para proceder a uma avaliação e a um acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados à saúde.

online