segunda-feira, outubro 31, 2005

A Iridologia

Iridologia é uma ciência que permite, graças à observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isto é possível estudando os numerosos sinais que devemos descodificar e interpretar segundo uma técnica rigorosa. Assim, observamos que, embora etimologicamente, Iridologia seja o estudo da íris, sabemos tratar-se de algo mais que isso.
Na realidade, a Iridologia estuda a íris, a "parte colorida", o segmento anterior pigmentado do olho, para conhecer o estado de saúde de outras partes do corpo, servindo-nos de uma série de sinais que, ante as desordens orgânicas, ficam evidentes.
A íris está intimamente ligada ao organismo pelos seguintes sistemas:

-sistema nervoso
-sistema linfático
-sistema orgânico e proteico

Podemos dizer, que a Iridologia é ciência e é arte, porque é um conjunto de conhecimentos ordenados que exige do Terapeuta, a destreza da interpretação dos sinais presentes na estrutura da íris humana. Mas, precisar..."o que é a Iridologia?"..., vamos encontrar a resposta nas palavras da maior autoridade do assunto, o Dr. Bernard Jensen:

"a Iridologia é uma ciência que não faz diagnósticos, mas que pressupõe o grau de inflamação do organismo, ou seja, os estágios agudos, crónicos e degenerativos, em que se encontram os diferentes órgãos, assim como as suas debilidades, permitindo assim uma avaliação segura do estado geral do organismo"

Para a realização deste exame é necessário a utilização de um aparelho que promova a ampliação e simultânea iluminação da íris, sem que ocorram deformações. Quanto mais possante for o aparelho, mais minucioso e esclarecedor será o exame. O Terapeuta faz uma minuciosa pesquisa através de observação da íris, que permite detectar, onde está registada toda a constituição orgânica do paciente e como esta se apresenta, característica e comportamentos. A Iridologia tem como objetivo examinar o paciente e com bases nos Mapas de Iridologia e fazer-lhe uma minuciosa avaliação.Um exame rico em detalhes e variantes, requer do Terapeuta, uma boa formação que o capacite com conhecimento profundo.
Alguns exemplos de Exame Iridológico:

Figura A: indica diverticulos nos intestinos e uma grande toxicidade no organismo - Toxémia
Figura C: a) indica na zona do anel do estômago, devido á sua cor, uma possível falta de HCL (ácido cloridrico), comprometendo assim toda a digestão.
b) indica problemas no pâncreas, possível intolerância a açucares e álcool
c) indica que existe toxicidade no rim esquerdo e consequente mal funcionamento do mesmo.
Este exemplo é muito simplista; as imagens apresentadas dão-nos mais informações.
Como futuros Naturopatas teriamos que ver todos os aspectos, o Biológico, o Psicológico e o Social, procurando assim as verdadeiras causas para o estado do paciente e tratando-o SEMPRE de uma forma HOLÍSTICA!
A Iridologia é de facto uma ciência. Sentimo-nos privilegiados por termos já algum conhecimento...

quarta-feira, outubro 26, 2005

A Medicina Ayurvédica

A Ayurveda (ayur-vida; veda-conhecimento) é uma das primeiras terapias conhecidas pelo homem. Surgiu há mais de 5 mil anos e é uma medicina holística praticada fundamentalmente na Índia e no Sri Lanka. É um sistema complexo de cuidados de saúde e implica desintoxicação, dieta, exercício, uso de ervas e técnicas não só para superar a doença mas principalmente para proporcionar uma vida saudável, equilibrada e longa.
A nossa constituição individual e a forma como se relaciona com as nossas energias é a chave para compreender a medicina Ayurvedica. Sem compreender a nossa constituição particular, a nossa saúde enfraquece e prevalece a doença. A Ayurveda reconhece os tipos individuais e ajuda-nos a entender as nossas particularidades, as nossas tendências.
Cada um de nós possui uma constituição única determinada pelo equilíbrio de três energias vitais existentes no corpo, conhecidas como os três doshas – Vata, Pitta e Kapha.
A nossa constituição é determinada pelos doshas dos nossos pais na altura da nossa concepção e cada indivíduo nasce no estado prakruthi, isto é, nascemos com níveis dos três doshas que são adequados para nós. A nossa saúde mantém-se enquanto os três doshas estiverem equilibrados. Mas ao longo da nossa vida, a dieta, o meio ambiente, o stress, os traumas fazem com que os doshas se desequilibrem podendo assim gerar a doença.
Cada dosha desempenha um papel no corpo.
Vata é composto pelo ar e pelo espaço, é a força impulsionadora, relaciona-se com o sistema nervoso, com a energia do corpo, governando assim todo o movimento na mente e no corpo. O vata controla o fluxo sanguíneo, a eliminação de dejectos, a respiração e o movimento dos pensamentos através da mente. Excesso de vata leva a preocupações, insónia, cãibras, constipação, desidratação, escurecimento, descoloração, tremores, distensão abdominal, prisão de ventre, enfraquecimento, redução da acuidade sensorial (visão, audição, tacto, paladar e olfacto), incoerência ao expressar-se e fadiga.
Pitta é composto de fogo e água, governa todo o calor, metabolismo e transformação na mente e no corpo. Relaciona-se com o metabolismo, digestão, enzimas, ácido e bílis. Pitta controla a forma como digerimos os alimentos, como metabolizamos as nossas percepções e como discriminamos o certo e o errado. O excesso de pitta pode provocar irritação, atitude crítica, úlceras, erupções cutâneas, cabelo ralo, coloração amarelada da urina, das fezes, dos olhos e da pele, pode também provocar fome e sede excessivas e dificuldade para dormir.
Kapha consiste em terra e água, governa toda a estrutura e lubrificação da mente e do corpo. Controla o peso, o crescimento, a lubrificação das juntas e dos pulmões e a formação de todos os sete tecidos – fluidos nutritivos, sangue, gordura, músculos, ossos, medula e tecidos reprodutores. Excesso de kapha causa aumento de peso, comportamento possessivo, alergias, reduz a capacidade digestiva e provoca a acumulação de muco, sensação de cansaço, de frio, de peso, palidez, dificuldade de respirar, tosse e um desejo excessivo de dormir.
A Ayurveda recomenda coisas como: para pacificar o Kapha, comer alimentos picantes e evitar comidas doces, excepto o mel, mas não aquecido. Evitar tomates e nozes. Comer peru, mas deve-se evitar coelho e faisão. Se tiver Pitta em excesso, comer alimentos doces e evitar os picantes e comer nozes. Para reduzir o Vata, comer alimentos doces, azedos e salgados, evitar alimentos picantes. Nozes são boas, assim como os lacticínios.
Cada um dos doshas é mais activo nas diferentes fases da vida do ser humano. Vata predomina após os 60 anos, pitta entre os 20 e 60 anos, e kapha predomina do nascimento até os 20 anos.
As diferentes constituições são resultantes das percentagens relativas entre vata-pitta-kapha.Assim, existem 7 constituições básicas:
1.vata
2.pitta
3.kapha
4.vata-pitta
5.pitta-kapha
6.vata-kapha
7. vata-pitta-kapha
As três primeiras (formas puras) e a última (forma totalmente equilibrada) são mais difíceis de se encontrar. Em geral, as pessoas possuem 2 doshas predominantes.
As pessoas vata são magras, com pele seca, rugosa ou escura, grandes dentes finos protuberantes, boca pequena e olhos escuros e sombrios. Falam muito depressa, dormem pouco e acordam com frequência. São muito activos e tem uma mente irrequieta, uma boa memória para acontecimentos recentes mas má para eventos do passado. Assustam-se com frequência e são inseguros, com um temperamento imprevisível. Os vatas comem pouco, gostam de comidas doces, ácidas e salgadas e têm uma sede moderada. Sofrem com frequência de obstipação.
As pessoas pitta são de altura e constituição médias, com uma pele macia, clara ou sardenta, aspecto suave, cabelo castanho ou ruivo que se torna prematuramente branco, dentes amarelos pequenos, uma boca de tamanho médio e olhos verdes, cinzentos ou amarelados. Os pitta falam com clareza, mas abruptamente, gostam da luz mas o seu sono é ininterrupto. São inteligentes, mas em geral agressivos. Possuem boa memória visual e podem ser fanáticos. Tendem a ser invejosos, agressivos e facilmente irritáveis. Gostam de comer muito, apreciam comidas doces, amargas e de gosto forte e têm uma sede insaciável. Os movimentos dos intestinos são regulares com fezes de fácil evacuação.

As pessoas kapha têm uma constituição entroncada, em geral com excesso de peso, com uma pele grossa, fria e oleosa, dentes brancos e fortes e uma grande boca com lábios grossos. Apresentam grandes olhos pretos ou azuis com grossas pestanas escuras. Falam com lentidão e monotonia e precisam de dormir muito. Gostam de pensar nas coisas de forma calma e racional. Têm uma excelente memória mas são lentos a aprender e a recordar as coisas. Agarram-se às suas convicções, são calmos e carinhosos mas podem ser gananciosos e possessivos. Têm um apetite lento e firme, gostam de comidas amargas, de sabor vincado e forte. Os movimentos intestinais são lentos, mas eliminam muitas fezes.

A nossa constituição é algo que não podemos alterar nem o devemos querer fazer. O objectivo é aprender a compreendê-la e a viver de forma que enfatize os seus aspectos positivos e reduza os seus efeitos negativos.

sexta-feira, outubro 21, 2005

Curso de Termografia

A Termografia é um dos métodos mais modernos de diagnóstico por imagem digital da actualidade. É capaz de detectar inúmeras doenças, muitas vezes não detectadas por outros métodos e de forma ainda mais precoce.
É um exame totalmente não invasivo e sem nenhum contacto físico. Além de não emitir nenhum tipo de radiação é totalmente indolor. Portanto pode ser usado em crianças e grávidas, nas quais podem ser efectuados exames sem nenhum tipo de risco. É também particularmente indicado para pessoas que já sofreram outros tipos de exames e procedimentos dolorosos que mostram resistência na realização de mais exames ou provas diagnosticas.
A Termografia pode-se ser repetida quantas vezes quanto necessárias sem risco ou dor para o paciente.
Quem estiver interessado em tirar o Curso de Termografia é melhor ser rápido! Toda a informação encontra-se aqui, na Escola Superior de Saúde de Portalegre. Podem ainda fazer a inscrição online!
Esta é uma boa oportunidade para todos nós podermos aprender um pouco mais sobre este tipo de exame de diagnóstico complementar.

online